segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os anjos do Senhor





O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal” (Mateus 13,41).

Muitas vezes já me aconteceram várias situações, e entre essas, posso dizer que minha vida parece ser traçada por caminhos tão certos e únicos, e que temos como único autor, Deus, mas este Autor nos dá de presente seus anjos que são de forma humanizada através de nós.
Um dia eu estava imaginando como será que Deus poderia cuidar de tantos filhos ao mesmo tempo, sendo Ele apenas Um Único Deus. Claro que Ele poderia até mesmo cuidar de todos nós, mas tenho quase certeza que há certa dinâmica nos céus, onde Deus envia os seus anjos para cuidar por cada um de nós.
Eu comecei a imaginar algumas situações que eu percebo ao meu redor e na sociedade em que vivemos. Claro que muitas vezes as fatalidades são inevitáveis e muitos se questionam onde estaria Deus e seus anjos nestes momentos ruins, porém, devemos admitir que vivemos em um mundo falho e sem limites, mas não porque Deus não liga para nós, mas porque nós temos a liberdade de escolher. Ninguém escolhe ser morto por uma bala perdida e nem um acidente trágico, acho que nunca ninguém escolheria passar por essas situações, mas o erro humano às vezes é maior e passamos a enxergar o mundo como alguém sem dono, pois vivenciamos a todo instante essas barbaridades tão cruéis que nos fazem ficar afastados de Deus. Como posso acreditar realmente que o Senhor vela por mim? “Crês tu que não posso invocar meu Pai e ele não me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos? Mas como se cumpririam então as Escrituras, segundo as quais é preciso que seja assim?” (Mateus 26,53-54). Jesus estava convicto quando disse essas palavras ao ser preso por uma multidão de gente armada de espadas e cacetes, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo, junto de Judas que o traiu em seguida com um beijo. O Senhor nos fala dos anjos, que Ele poderia pedir a Deus que viriam todos na hora para socorrê-Lo, mas Ele seguiu a Vontade de seu Pai, como narra nesse trecho de sofrimento ao ver que um dos doze apóstolos estava a traí-Lo. O próprio Jesus passou pelas inconsequências humanas e experimentou na carne o peso de nossos pecados. Ele sabia que iria para a cruz e não poderia escapar, pois já tinha escolhido morrer por amor a cada um de nós. Ele não fugiu, mas enfrentou com dignidade a fidelidade a Deus. Jesus nos explica sobre os anjos dos céus também nesta passagem de Hebreus 1,7: “Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo.”
Se o Senhor nos diz que os seus anjos são sopros de vento, podemos simplificar da maneira mais suave que Deus nos escolhe para fazermos o bem ao nosso próximo, pois os amigos que temos e as pessoas que encontramos em nossa vida são criações de Deus, então muitas das vezes Ele escolhe para que possamos suportar melhor nossos problemas e enfrentar as decisões tão arriscadas que tanto nos paralisam. E então nos surgem os anjos, em forma de amigos. E amigo é aquele que te faz bem. 
Um bom exemplo é quando de repente você não esteja bem, fraco e não veja mais sentido em sua vida, e diz pra si mesmo que naquele momento você só precisava de um abraço para seguir o dia, ou de algumas poucas palavras, então de repente eis que surge uma luz no fundo do túnel, e uma pessoa lhe dá esse abraço de que tanto necessitava, ou alguém conversa com você para se sentir melhor, eu acredito sim que foi um anjo soprando do céu para dar a você o carinho necessitado.
Você não está preparado para aquele concurso, o tal do vestibular, ou aquela monografia tão complicada, e sem motivação nenhuma, olha pra si mesmo e diz: “Eu não vou conseguir!” Mas de repente sua mãe, ou seu amigo vendo o seu desespero, olha pra você e diz: “Eu acredito na sua força de vontade!” ou o seu professor fala: “Você pode conseguir!” Sim, foram anjos soprados do céu para te incentivar a buscar o conhecimento.
Você perde um grande amigo, daqueles em que o tempo nunca poderá esquecer, e a saudade dói muito, você acha que não vai superar a sua perda, mas de repente, depois de um tempo, você conhece outro amigo, e a saudade cessa e a dor diminui, e as lembranças ficaram ali dentro do seu coração! Sim, foi um anjo soprado do céu para completar o seu vazio.
A vida é mesmo uma caixinha de surpresas. Não tem aqueles dias em que você só precisava de uma palavra para provar que a vida realmente vale a pena? E, de repente, uma pessoa chega para você e diz: “Pra que se preocupar, a vida é tão curta!” Ou você lê em um letreiro assim: “Sua vida e sua saúde dependem de você!” Tudo bem que poderia até mesmo ser daqueles planos de saúde que adoram cobrir algumas carências, mas você mesmo assim olha para o espelho e começa a pensar naquela frase: “A vida é tão curta!” ”Sua vida e saúde dependem de você!” Nada é por acaso. Sim, foi um anjo soprado do céu que te fez ler e ter uma visão da vida.
Você perde aquele ônibus, reclama de tudo e de todos no ponto, começa a dar bronca no outro motorista porque atrasou muito, e de repente uma cena passa pelo seu caminho, o mesmo ônibus que você tinha perdido, foi o mesmo que bateu em um carro depois de uns 300 metros a frente. Então você fica em silêncio e pela primeira vez diz: Graças a Deus! Você que nunca acreditou em Deus, se espanta, afinal, por que graças a Deus? Hoje é seu dia, um anjo foi soprado do céu para te atrasar e te fazer acreditar mais em Deus.
Você sofre um acidente grave, está entre a vida e a morte, e não consegue mais respirar, e de repente, algumas pessoas desconhecidas começam a lhe reanimar, e lhe trazer de volta. Você nunca as viu, mas hoje está vivo, pois naquele momento de aflição, alguns anjos foram soprados do céu para lhe salvar.
Essa minha pesquisa, não é nenhum tipo de fundamento vivido por mim, e creio que ninguém substitui ninguém, mas Deus sempre coloca em nossos caminhos uma pessoa soprada do céu para nos ajudar, que eu nomeio de anjo sem asas, mas que nos faz enxergar realmente quem somos de verdade.
Nenhuma situação pode ser vivida por outras pessoas, já que você é quem vai precisar fazer isso, como meu pai um dia me disse: “A nossa cruz, quem deve carregar somos nós, ninguém pode fazer isso pela gente.” Cada um tem a sua cruz, e devemos carregá-la e aceitá-la, por mais dolorosa que seja e não possamos entender. Devemos diante de todos os problemas amar a nossa cruz, como Jesus amou por cada um de nós.
Sei e compreendo que às vezes, principalmente aqueles anjos enviados por Deus, aqueles anjos da nossa família, aqueles anjos amigos, ou talvez aqueles que nós nem sabíamos o nome, mas nos ajudaram de alguma maneira com palavras, atitudes, e gestos de carinhos e cuidados são anjos falhos, pois são humanos, mas não duvido que quando o Senhor quer cuidar de nós Ele coloca as pessoas para fazerem isso. Cabe escolhermos como podemos aproveitar a maravilhosa dádiva da vida e todas as oportunidades que Deus coloca para nós mudarmos realmente a nossa realidade que às vezes é tão difícil de entender, e transformarmos para nos reconhecermos como filhos de Deus.
Esses anjos que aparecem para nós têm uma missão que vai ser aplicada em um determinado momento de nossas vidas, pode ser um amigo que conviveu conosco 10 anos, 1 ano, 10 minutos, 10 segundos, e no instante crucial da dor eles pareciam ser selecionados pelo nosso Pai para nos fazer acreditar um pouco mais Nele e em nós mesmos.
De repente você tenha perdido seus pais, avós, tios, primos, ou talvez um namorado ou um amigo que amava muito e eram boas pessoas, e você até hoje não compreende o porquê dessas perdas. Amado irmão, enquanto você conviveu e estes estiveram presentes em sua vida, todos foram anjos soprados do céu para cumprir uma passagem em sua história.
Nada é por acaso, nós estamos aqui na terra para cumprir essa passagem espetacular. Temos a missão de sermos anjos uns dos outros, de cuidarmos uns dos outros, de servirmos uns aos outros. O ser humano veio a terra para cumprir os desígnios de Deus e não para se fechar em si próprio e o mesmo ter prazeres egoístas e carregar a soberba de achar que nunca vai precisar de ninguém, já que às vezes as decepções são tão grandes que acabam frustrando o nosso medo de pensar e agir. O Papa João Paulo II dizia: “A pior das prisões é um coração fechado.”
O coração fechado não multiplica, não sabe amar, não sabe doar, não sabe entender, compreender e nem mesmo sofrer. Temos que dar oportunidade ao nosso coração de estar aberto para Deus, e assim até mesmo aprendermos a sofrer. Se não soubermos sofrer por nós e olhar o outro pelo sofrimento nunca poderemos ajudar aqueles que precisam de nós e sermos anjos soprados do céu.
Você também pode ser um anjo de alguém. Você pode em algum momento dar um sorriso, e a pessoa que estiver do seu lado, só precisar disso para o seu dia ficar melhor. Você pode abraçar alguém forte, e esta pessoa que está ao seu lado, só precisar desse abraço para continuar a viver. Você pode dizer apenas “bom dia” a alguém, e esta pessoa, de repente só precisasse disso neste dia, pois há muito tempo ela não recebia isso em casa. Você pode se doar, você pode ser melhor. Por que se fechar?
Você pode tentar se arriscar quando o dia está azul e o sol forte. Você pode amar mesmo se o clima está frio e sem cor. Você pode se decepcionar, mas onde há luta, há combate, e você precisa combater as decepções com seu perdão por amar a sua cruz. Você pode viver, pois os pássaros cantam mesmo dentro de uma gaiola. Você pode apaixonar-se, pois a vida é uma poesia. Você pode doar se tem muito, afinal pra que se preocupar com tantos bens, se amanhã ou depois você pode estar coberto de pétalas de cravos com os olhos fechados, sendo tarde para voltar atrás, sendo tarde para amar.
Não feche os olhos para as coisas lindas do mundo e não espere nada, absolutamente nada de ninguém, pois apesar das guerras e violência, existe o nosso Deus, o único que nunca vai ser combatido e sempre estará ao nosso lado para nos dar forças para seguirmos adiante. Deixe-se ser soprado por Deus, para ser um anjo de alguém, pois como é possível desesperar se temos tanto céu acima de nós?

MINISTÉRIO JOVEM - ANJOS QUE DEUS ENVIOU PARA O MUNDO!










Nenhum comentário:

Postar um comentário