quinta-feira, 29 de novembro de 2012



Ana Paula Zeca, é membro da Renovação Carismática Católica, tem 29 anos de idade e mora em Ipaussu, São Paulo, onde frequenta a Paróquia Senhor Bom Jesus de Ipaussu - SP, servindo em seu grupo de oração a 8 anos. Um exemplo de juventude para cada um de nós, jovens que estão buscando a Deus. Antes de ler a entrevista de Ana Paula esteja atento a cada linha que ela nos fala em seu depoimento, pois elas estão transbordando esperança e a presença forte do Espírito Santo.
Que o Senhor te abençoe irmã e seus sonhos para Deus continue se fortalecendo através de sua fé. Obrigada pela sua entrevista! Com certeza ajudará a todos os friburguenses e jovens sentinelas do nosso Ministério Jovem a termos cada dia mais a audácia de sonhar com coragem pelos planos de Deus em nossas vidas.
Estaremos em oração por você querida!


Você já realizou algum show musical para jovens?

Faço Parte do Grupo de oração jovem da RCC da minha cidade onde sirvo há 8 anos na música e  nos  últimos anos também na pregação e animação, participo também em peças teatrais, entre outras coisas. Fiz parte do núcleo de coordenação do grupo de oração dos jovens, por alguns anos. Sou serva na Renovação Carismática Católica e desde sempre fui católica, mas ia à missa, grupo de oração e encontros de vez em quando, mas de 8 anos pra cá falei sim ao chamado de Deus na minha vida e assumi de vez como serva. Fiz parte dos vicentinos por cerca de  2 anos, como presidente da comissão e da conferência jovem dos vicentinos da minha cidade, também participei há uns anos atrás por um tempinho do TLC mas na parte da música. Canto em terços, adoração, entre outras coisas em minha cidade. Cantei muitos anos na missa da paróquia da minha cidade. Nos últimos anos venho cantando na missa de uma fazenda próxima a minha cidade, quando vou em missão pra lá, onde faço missões juntamente com os jovens do grupo de oração jovem que faço parte, canto/toco/prego em terços, grupo de oração jovem e missões nas casas falando um pouco de Deus para as pessoas da fazenda, continuo  cantando no grupo de oração jovem  daqui da minha cidade entre outras coisas, mas agora com o cd que ficou pronto a pouco mais de 1 mês, Deus começou a abrir novas portas, participei recentemente do 2° festival de música católica da minha diocese, realizado em Salto Grande – SP, ficando com uma das músicas do meu cd  em 5° lugar, cantei em uma experiência de oração e missa na cidade de Òleo - SP e  no próximo dia 08 de dezembro, vou fazer um show no 2° Canta Jovem, que será realizado na cidade de Piraju – SP, que também fica na nossa região.

Quando e como descobriu que você tinha o dom de cantar?

Uma época eu comprei violão e fui fazer aula, mas queria tocar pro mundo e comecei a fazer aula com um menino muito bom em música, mas eu não conseguia entender nada que ele me ensinava então desisti de fazer aula depois de uns 2 meses mais ou menos. O violão ficou guardado um ano, acho que Deus não permitiu naquele momento que eu aprendesse porque eu queria cantar para o mundo, músicas seculares e ele já tinha um plano para a minha vida, um sonho. Depois de  1 ano eu resolvi voltar as aulas  de violão, agora com uma menina que tocava na igreja católica, mas nem passava em minha cabeça tocar na igreja para Deus. Na primeira aula de violão eu já tinha que cantar para conseguir tocar, foi natural isso, mas eu só cantava no meu quarto baixinho quando ia ensaiar, pois tinha muita vergonha, nessa 1° aula de violão a professora me explicou a musica e eu perguntei pra ela quanto tempo levava pra uma pessoa começar fazer alguma coisa com o violão e ela disse quando a pessoa tem mais facilidade, dom mesmo demora um mês pra começar a pegar o jeito e eu pensei nossa eu vou demorar um tempão rs e durante a semana eu fui ensaiar a musica e quando vi de uma hora pra outra comecei a tocar a musica inteira certinho como se já tocasse fazia tempo e ainda cantar junto que é mais surpresa ainda porque as pessoas que tocam a maioria diz que não consegue cantar junto ou faz uma coisa ou outra e então na hora eu senti que era Deus fazendo aquilo, me dando um sinal que queria que eu tocasse pra ele e fiquei muito feliz, dei meu sim ali e pensei nossa a minha professora  não vai acreditar RS, que eu já to tocando a musica. Cheguei na segunda aula minha de violão e ela falou vamos ver o que você aprendeu e eu simplesmente toquei a musica mas não cantei pois tinha vergonha e ela ficou muito surpresa não sabia nem o que falava para mim ela disse que isso nunca havia acontecido antes e ela tinha muitos alunos rs que isso era a 1° vez acontecer de uma pessoa aprender assim tão rápido tocar a musica na 2° aula de violão e ela me disse com certeza isso é um sinal de Deus pra você tocar para ele e me chamou para tocar com ela no terço eu fiquei enrolando uns 3 meses pra ir tocar com ela no terço, porque queria aprender mais ritmos e depois de 3 meses mais ou menos eu comecei a tocar no terço e na missa, mas cantava junto com os outros, baixinho porque ainda tinha muita vergonha sempre fui muito tímida mas aos poucos Deus foi tirando a minha timidez. Um dia de tanto minha professora insistir eu cantei apenas 1 musica para ela ouvir minha voz e ela achou minha voz linda  e afinada, mas eu fui cantar mesmo só depois de alguns meses. Um dia que tive que perder a vergonha na marra rs e cantar na uma missa em uma Usina de álcool, aqui da cidade, era fim de safra e devia ter cerca de 700 pessoas, precisei substituir uma menina que ia cantar mas teve um compromisso e não pode ir de ultima hora e ainda tive que cantar com equipamento de som que nunca tinha cantado e tocar acompanhada de mais outras duas pessoas, sem ensaiar. As pessoas me ouviam cantar e diziam que eu tinha a voz linda que era muito afinada etc esse dia gostei tanto de cantar e tocar que sai de lá disposta a montar um ministério de música então cheguei em casa e peguei no telefone para falar isso para minha professora de violão quando toca o telefone por providência de Deus e era ela me ligando pra dizer que uns jovens estavam querendo formar um ministério de musica na minha cidade e ela queria que eu participasse com eles porque eu tinha mais experiência enfim e comecei a cantar nesse ministério de musica que formamos aqui como 1° voz e também fui coordenadora desse ministério. E um tempo depois cantávamos na missa  e começamos a cantar no grupo de oração jovem também. Depois de um tempo esse ministério de música acabou, mas eu continuei cantando e tocando. Desde o início me encontrei assim, vi que nasci pra cantar e tocar para Deus e servir a ele no que ele precisar de mim, me apaixonei por isso. Cantar para Ele sempre foi minha forma preferida de oração, de falar com Deus, adorá-lo, abrir meu coração para Ele e ser instrumento de Deus na vida das pessoas.



Quanto tempo você já canta?
Canto há 8 anos, mas sou autodidata nunca fiz aula de canto o único professor que tive até agora foi o Espírito Santo.

O que você gosta de fazer em suas horas vagas?
Gosto de estar na natureza onde sinto também muito a presença de Deus.

Como surgiu o seu trabalho musical?

Como já disse nunca fiz aula de canto o Espírito Santo sempre foi meu professor me inspirando canções e também me capacitando. Já o violão no início tive aulas por alguns meses, depois precisei parar com as aulas, mas Deus foi me capacitando, sempre assim sendo conduzida pelo Espírito Santo. No cd mesmo não escolhi as minhas melhores canções e coloquei no cd não, foi muita oração joelho no chão pedindo direcionamento a Deus e ele me mostrando quais músicas deveriam estar nesse cd me fazendo entender a mensagem que o cd tinha que passar para as pessoas e eu fui vendo que uma música ia completando a outra na mensagem e olhando para trás vi que tudo que vivi nos últimos tempos foi uma preparação desse projeto de Deus que primeiro precisou acontecer em minha vida para que depois eu pudesse compor as canções e  ser canal pra que isso pudesse acontecer na vida das pessoas.

Você já tinha este sonho de gravar um cd? Como surgiu esta idéia?

Eu cantava para Deus há mais ou menos uns 3 anos e meio e sempre amei fazer isso. Me encontrei no serviço a Deus e aos irmãos e queria cantar para ele por toda a vida, mas nunca havia pensado em gravar um cd. Sempre tive um chamado missionário dentro de mim que aos poucos foi se revelando e um dia Deus revelou a mim que esse era o sonho dele a vontade dele pra minha vida,”o CD” que ele queria mais de mim na música e eu pedi um sinal como confirmação. Até então eu ainda não tinha o dom da composição, mas nesse mesmo dia a  noite eu estava na minha casa e Deus da o sinal de confirmação para mim, ele me deu o dom da composição e nesse mesmo instante me inspirou varias canções, letra com melodia e mesmo sem saber muita coisa de música eu compus e depois foram vindo muitos outros sinais e confirmações, as pessoas me falavam também porque eu não gravava um cd, enfim, as dificuldades financeiras sempre foram muitas, mas eu nunca deixei de acreditar na promessa do Senhor teve muitos momentos difíceis que até pensei em parar, tamanha era a dor e as dificuldades mas não consegui parar de servir porque o amor a Deus a missão e aos irmãos era maior nasci pra isso mesmo disso não tem como fugir é assim que me completo e sou feliz è importante ressaltar que quando falamos sim para Deus para o chamado que ele nos faz estamos também falando sim para as alegrias que viram e para as dificuldades também o próprio Jesus nos disse: “ Quem quiser seguir-me pegue sua cruz e me siga. Mt 16,24.” ele nos prometeu vida em abundancia porem em meio a perseguições e nesse momento pude entender isso e renovar meu sim, momentos que minha fé e meu amor a Deus foi provado no fogo assim como o ouro é provado pra ver se é verdadeiro. Antes de sair o cd muitas barreiras se levantaram mas Deus derrubou todas. Tive momentos de experiência fortes e maravilhosas com Deus, mas também momentos de muitas lutas onde eu falava: Senhor agora está doendo muito, mas tenho certeza que o Senhor vai me honrar e se essas lágrimas que estou derramando agora, essa dor que estou sentindo, se isso valer pela salvação das  almas, está valendo a pena e na hora certa tudo deu certo.
Pelas músicas desse cd, pretendo levar as pessoas a experimentar o amor de Deus através do derramamento do Espírito Santo. Esse amor  quando nos atinge, quando abrimos o coração para ele, ele nos transforma e muda nossa vida, nossa forma de ver as coisas, de sentir, começamos a sentir o amor de Deus nas pequenas coisas ao nosso redor, no dia a dia e isso é fundamental na nossa vida, as pessoas estão muito carentes desse amor que nos toca  e nos cura.
 Com pouco mas de 1 mês do cd lançado estou muito feliz com o resultado pessoas estão me procurando para dizer que foram muito tocadas pelas musicas, sentiram forte a presença de Deus que tocou bem no fundo de seus corações, dizem que lágrimas rolaram ouvindo as músicas pelo toque do amor de Deus em seus corações.


A JMJ está chegando e sabemos o quanto os jovens tem se preparado para este dia. Qual é a sua expectativa em relação a JMJ?

É uma alegria muito grande a Jornada Mundial da Juventude ser no Brasil, todos estamos festejando com isso, não somente os jovens de idade, mas os de coração também, afinal a verdadeira idade está no coração. Esses dias a cruz e o ícone passaram por minha cidade estávamos em festa, uma alegria imensa. Tenho certeza que com a Jornada Mundial da Juventude no Brasil vão estar suscitando ainda mais chamados no coração de mais jovens a levarem a boa nova as nações. Assumamos o nosso chamado a missão e sem medo nos abandonemos nas mãos do Senhor. E com nosso testemunho de vida plantemos no coração o chamado a ser discípulo de Jesus a quem encontrarmos pelo caminho. O Espírito Santo é muito criativo ele sabe como atingir os jovens e ele vem nos inspirando as formas para que isso aconteça, apenas nos abandonemos nas mãos de Deus, nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo, Ele sabe como atingir cada coração e sabe a necessidade de cada um. Muitas pessoas dizem:  “O mundo não tem mais jeito, é daí pra pior”. Mas nós não podemos dizer  amém para isso. Deus está levantando jovens, servos, até mesmo crianças para levar o seu Nome, porque é possível reverter esse quadro, o mundo tem jeito sim! Deus acredita em nós. É possível reverter essa situação. Façamos valer a pena o chamado e os dons de Deus na nossa vida. Vamos mostrar para esse mundo que ainda há esperança, basta darmos as mãos, nos unirmos e levarmos a boa nova de Jesus. Vamos mostrar que ainda existe jovem que vive o amor de Deus, jovens apaixonados por Jesus, que colocam suas delícias nele, que buscam a santidade, que é possível ser um jovem de calça jeans é possível ser santo sem ser careta. Jesus está conosco, como nos prometeu e nos diz:” Ide por todo mundo e evangelizai, fazei discípulos” Mt 28,18-20. Nos fortaleçamos na eucaristia, na palavra, no jejum, oração, terço e abramos cada vez mais o coração para o Espírito Santo e para a vivência do amor com os irmãos, porque já somos mais que vencedores em Cristo Jesus!
Como dizia, a cruz essa semana esteve aqui, acompanhei também a passagem dela por outras cidades e por onde passa trás essa esperança nos corações de um mundo melhor, trás a alegria e a certeza de que assim como Jesus venceu o mundo, nós também podemos vencer. A palavra de Deus nos diz: Jovens sois fortes porque a palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno.I João 2:14”  e disse Jesus: “coragem eu venci o mundo.São João 16, 33” e a alegria e esperança que há no jovem contagia as pessoas mais velhas, desperta no coração delas a jovialidade que esta adormecida, o coração de criança, o coração sonhador, trás a certeza que após a cruz vira a vitória que vale a pena ser fiel, porque depois da tempestade Deus sempre dá a ordem para que o mar se acalme e a tempestade vá embora. Aprendamos com os momentos difíceis, eles sempre nos trazem uma ou mais lições. Basta abrirmos nosso coração para aprende-las do lado do Senhor Jesus.
E COMO DIZ A MÚSICA: NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ NO MEU CORAÇÃO O QUE DISSE JESUS. VIVER ISSO MESMO. DEIXAR ISSO SER REAL NA NOSSA VIDA PORQUE SÓ TEMOS A GANHAR COM ISSO NUNCA PERDER.
Muitas pessoas não acreditam no jovem, mas João Paulo II acreditou, deu-nos a cruz e o ícone de Nossa Senhora, porque sabia a força que o jovem tem. Jovem seja sal da terra e luz do mundo.

Que mensagem você deixa para os jovens do Vicariato de Nova Friburgo, principalmente para aqueles que tem dons para serem usados por Deus, mas ainda não sabem ou se sentem tímidos para se entregarem para o Senhor utilizar como instrumento os seus dons?

Quero iniciar com a palavra de Deus, onde Jesus nos diz: Não Temas, doravante  serás pescador de homens” Lc 5,10.
Jovens se abandonem nas mãos do Senhor, porque a vergonha, timidez Ele tira, Ele derrama sobre nós o Espírito Santo e nos da coragem, pois a obra é Ele quem faz, nós somos apenas canal da graça ele nos capacita. Cada um tem sua missão aqui na terra e só seremos felizes de verdade, só seremos completos, realizando a nossa missão. É importante não esquecer de uma coisa, somos servos mas sobretudo somos filhos e amigos de Deus e para sermos bom servos temos que viver como filhos e amigos de Deus, então precisamos buscar sempre essa intimidade com Ele, pedir para que o Espírito Santo manifeste em nós seus dons, seguir sabendo que teremos momentos de grande alegria, mas também vão ter momentos difíceis e nesses momentos permanecermos fiéis. É importante sim cantar bem, tocar bem, mas o mais importante e o que faz a diferença é cantar com a alma, com o coração, com verdade, cantar o que vivemos e vivermos o que cantarmos e buscarmos nos assemelharmos cada vez mais com Jesus, que é nosso modelo para que as pessoas olhem para nós e vejam Jesus em nós. 
O testemunho de vida é o mais importante porque os frutos vão brotar disso. Busquemos nos encher das coisas de Deus, do Espírito Santo, porque o copo vai se enchendo e uma hora isso vai começar a transbordar de nós para as pessoas ao nosso redor. Jesus nos disse: “Porque todo aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede e do seu interior jorrarão rios de água viva. Jo 4,14”. Procurar sempre a vontade de Deus, buscar estar no amor, buscar a humildade pra termos unção, porque não podemos ser somente um sino que bate como diz São Paulo, não podemos ser somente uma que canta bonito, temos que ser canal da graça de Deus, ser sal da terra e luz do mundo e se o sal perder o sabor? De que servirá?
O mundo está muito carente do amor do Pai, ele nos chama, nos escolhe para sermos instrumentos, para levar esse amor as pessoas, muitas vezes nas pequenas coisas, principalmente num olhar, num sorriso, num abraço, quantos corações são curados através de um abraço, quantas pessoas estão precisando de alguém que somente as ouça ou que as de um conselho ou que por um instante se compadeçam e as ajude a carregar a cruz, até Jesus teve um amigo que o ajudou a carregar a cruz por um instante a amizade cura corações, sejamos amigos uns dos outros, assim como Deus é nosso amigo e estejamos a disposição para o que ele quiser nos usar. Tudo que fazemos com amor por menor que seja já cumprimos nossa missão. “A medida do amor é amar sem medida” já dizia Santo Agostinho, e o mais importante que Jesus nos ensinou amar a Deus de todo nosso coração alma e espírito e amar o próximo como a nós mesmos e pra finalizar uma frase que gostou muito de: Madre Teresa De Calcutá: “Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente”.
Nós Somos para o nosso amado e ele é para nós! Um forte abraço cheio do amor de Deus a todos! Deus os abençoe grandemente!
Agradeço muito pela oportunidade de estar contando através dessa entrevista um pouco da minha missão e estar podendo falar um pouco para aos jovens.


CURTA E APROVEITE O TRABALHO DE ANA PAULA ZECA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário