quinta-feira, 16 de maio de 2013

Beato Isidoro Bakanja


Isidoro nasceu em Congo na cidade de Bokendela em torno de 1890. Nascido  no seio de uma família pobre da tribo Boangi, trabalhava na lavoura desde pequeno. Na adolescência conheceu a religião cristã, se converteu e virou devoto de Maria Santíssima se batizando em 06 de maio de 1906. Nessa ocasião recebeu de presente um rosário e o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo de missionários carmelitas.  Ele conheceu a história do Escapulário e contava a todos os irmãos africanos, estes por sua vez chamavam Isidoro de o "Leigo do Escapulário", pela vocação ao apostolado.

Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Isidoro trabalhou numa plantação que pertencia a um colonizador belga, ateu, que não suportava os africanos cristãos. Isidoro, no entanto, nunca escondeu que era cristão, usava o Escapulário com fé e devoção. Trabalhava duro e produzia bem, mas era cada vez mais perseguido. Foi impedido de rezar em voz alta pelo colonizador belga enquanto trabalhava, resolveu então deixar a plantação, mas foi proibido de voltar para casa, e o ordenaram que jogasse fora o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, sinal de sua fé. Como Isidoro recusou, foi chicoteado pelo próprio belga até ter suas costas transformadas em uma grande chaga. A ferida infeccionou e ao longo de seis meses Isidoro viveu um calvário de sofrimentos.

Morreu entre seus irmãos africanos, com o rosário nas mãos e o Escapulário em seu pescoço. Perdoou e prometeu rezar pelo colonizador belga ao ingressar no céu. Foi o que disse antes de entregar sua alma ao Pai, envolto em seu pequeno "hábito de carmelita" em 15 de agosto de 1909.

Em 1994 O Papa João Paulo II beatificou esse jovem africano cristão que chamou de: o "Mártir do Escapulário". O Beato Isidoro Bakanja é celebrado no dia de sua morte. O seu testemunho fez florescer muitas obras de caridade promovidas pelos leigos carmelitas e devotos do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo em todos os continentes.

Oração:                                                                                                                     
Que a exemplo de vossa fé, sejamos fortalecidos diante das adversidades da vida e entregues à proteção da Virgem Maria, nossa Mãe. Amém.

Bem-Aventurado Isidoro Bakanja, rogai por nós!


2 comentários:

  1. linda história de devoção e amor a Mãe de Deus, que pela a intercessão do Beato Isidoro Deus nos dê esta devoção. Amem.

    ResponderExcluir