segunda-feira, 17 de setembro de 2012

      (Foto tirada no dia do III Cristo Jovem, ele foi inesquecível! Saudades dessa alegria!)


MINISTÉRIO JOVEM = AMOR ETERNO!!!

Uma só ALMA, um só ESPÍRITO, um só CORAÇÃO.  Assim eu considero o Ministério Jovem. E compreendi isto depois daquele louvor que estivemos fazendo em São Cristovão, onde mobilizamos aquela comunidade com o carisma jovem e também a ação do Espírito Santo. Como foi bom olhar para o céu e perceber Deus em nossas mãos que se elevavam para Ele.
 Estou começando a entender que eu fui presenteada e sou um presente para o propósito de assumir o meu posto no Ministério Jovem. Não importa o cargo que tenhamos dentro ou fora da nossa Igreja tão rica de dons e talentos, mas é preciso assumir o nosso posto. Quando assumimos algum compromisso, deixamos para trás muitas coisas. Quando tomamos decisões, a nossa vida se transforma, pois optar faz com que os conflitos não existam mais dentro de cada um de nós. Portanto, hoje neste dia 25 de junho, eu decido assumir o meu posto, seja ele qual for, deve ser para glorificar Jesus Cristo em mim.
Não importa se eu tiver que lavar pratos, ou os pés dos meus irmãos como Jesus fez com seus discípulos, não importa se eu tiver a frente, com um microfone na mão para evangelizar, ou apenas subir na árvore como Zaqueu fez, não importa se eu não conseguir realizar milagres, mas se assim meu Jesus permitir, que minha pequena fé faça mover montanhas na vida das pessoas.
O MJ é uma só alma, pois encontramos sentido no evangelho, na força que nos impulsiona a rezar e assim elevar os nossos pensamentos até Deus. O MJ é um só espírito, pois o espírito santo faz revelar em nós a água viva que tantas pessoas secas necessitam para que encontrem sentido na vida, no modo de pensar e agir. O MJ é uma só carne, pois é partilhado entre nós a Eucaristia, a presença viva de Jesus dentro de nós, e essa presença é aumentada quando deixamos que essa carne supra a nossa carne, supra nossas carências, sentimentos, conflitos, supra inteiramente aquilo que necessitamos para viver. O MJ é um só coração, porque as batidas aceleram quando estamos juntos, o coração se transforma no coração de Jesus, e então vamos nos completando, dando um ao outro suporte e assim fazendo que este coração se abra e junto se torne apenas um.
Vinicius de Moraes dizia que poderiam morrer todos os seus amores, mas se morressem seus amigos, ah ele desabaria, cairia torto para os lados sem saber o que fazer. E podemos comparar o nosso MJ com esta síntese, embora seja um pouco melancólica. Nossos amores, nossas paixões são passageiras, efêmeras, mas os nossos amigos, ah eles deixam ausências em nossas vidas. Ausência de consolo, ausência de paz, ausência de equilíbrio, ausência de amor, e sem amor nada resta. E com Deus isto não é diferente, porque Deus é nosso melhor amigo, quando há sua ausência não há mais vida. Sim, Deus é vida, sem Deus não há vida em nós. Ainda desconfio que quando Jesus vier, o que sobrará só será amor. Tudo vai passar, mas se tivermos uma gotinha de amor em nossos corações, esta gotinha nos levará para a eternidade, e o amor trás a vida.
O MJ é apenas UM então se um membro de nosso grupo que é o nosso corpo estiver doente, todos nós ficamos doentes, se um de nós sofre, todos sofrem, se um de nós passa por uma tribulação, todos nós ficamos sensíveis a este fato. Mas se um de nós contrai a alegria, todos ficam alegres, se um de nós acha a felicidade, contagia todos os membros, e então nos preenchemos, nos erguemos novamente, e o corpo que estava cansado, começa a ter forças para se levantar. Se um de nós tiver a ausência de Deus, então desabamos, caímos para o lado sem saber o que fazer, mas se existir outro membro do mesmo corpo, que possa suportar com firmeza as dificuldades, ainda há luz e esperança para caminharmos. Na fisioterapia explica-se que se uma área do músculo não consegue realizar seus movimentos, existe a musculatura antagonista, ou seja, oposta para ajudar nesse processo. Então se existir um músculo mais forte, ele suprirá o movimento mais fraco e então fará suas atividades diárias normalmente.
 Temos que estar sob as asas de Deus para voarmos longe como águias, cortarmos nuvens, termos a liberdade de gritar: Eu assumi o meu posto! Eu assumi o meu posto! Eu assumi o meu posto no céu, eu assumi o meu posto junto de Deus, eu assumi o meu posto na Igreja Católica Apostólica Romana, eu assumi o me posto na RCC, assumi o meu posto no MJ, meu posto de sentinela, de filho de Deus!
Então o MJ não será apenas parte da Renovação Carismática, mas sim está sob o olhar de Deus, no comando de Deus, o MJ não é da coordenadora e nem dos servos, o MJ é e pertence exclusivamente a Deus, o MJ é templo do espírito santo, o MJ tem um coração que bate, uma alma que anseia, um corpo que precisa ser alimentado de oração, de eucaristia, de amor, de determinação e otimismo, o MJ não é um sentimento, um lugar de visitação onde vamos quando quiser, fazemos o que bem entender, o MJ não é um lugar de lazer, de desrespeito, de regalias, preferidos, queridinhos, o MJ não é para passar o tempo e muito menos um palco, onde podemos ser atrizes e atores de Deus, uns com os outros, onde podemos usar máscaras, não, o MJ é muito mais do que isso em minha concepção. Para mim o MJ é uma pessoa em Cristo, e merece respeito, merece atenção, zelo e principalmente amor. E se assim nós pudermos enxergar, podemos considerar um recém-nascido que precisa crescer, que tem poucos anos de vida, e necessita de cuidados básicos como: princípios, educação, correção e o que for necessário para o seu bem estar e principalmente crescimento.
O MJ não tem gente perfeita, e isso que faz com que o Senhor aja em cada em de nós. Podemos cair, podemos estar frágeis para caminhar nesta vida, desanimarmos, desistirmos por um momento de perseguir os planos de Deus para nós, não sabermos esperar, mas enquanto estivermos juntos, unidos neste amor que pode mover a cada um de nós e as pessoas ao nosso redor, seremos vitoriosos!
Leon Tostoin, um italiano que escreveu o livro “Onde existe amor, Deus aí está”, pode nos fazer refletir para terminar este meu humilde texto: “Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”
Não adianta querer evangelizar, não adianta rezar mil terços, fazer dois mil jejuns, se sacrificar em ações bárbaras, levantar as mãos para louvar a Deus, ir em grupos de oração, pregar a palavra, não adianta ganhar o mundo, se dentro de nós não mudamos em nada. Por isso antes de mudarmos a vida das pessoas, vamos olhar para o nosso interior, vamos rever a nossa vida, vamos deixar que Deus seja a nossa cura, o nosso caminho, a nossa verdade e assim possamos assumir o nosso posto! A minha prioridade na vida é buscar Deus, é buscar minha família, buscar meus sonhos, buscar fazer o outro feliz, buscar ser hóstia viva, buscar amor em mim e nos outros. A minha prioridade é assumir o meu posto! Eu escolhi hoje assumir o que quero sem medo, correndo riscos, confiando na divina providência, confiando no que Deus pode realizar em cada um de nós.

 Roberta Mendes de Araújo

(Carta para o Ministério Jovem,  escrita no dia 25 de junho de 2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário