quinta-feira, 19 de julho de 2012

SENTINELA DA MANHÃ!



Sentinelas da Manhã

Palavra  Isaías 21, 11-12 (Sentinela em que pé está a noite?)


Qual o Sentido de Sentinela ?
l  Traz a luz na aurora.
l  Anuncia a aurora.
l  Vê além
l  Denuncia o inimigo
l  Sentinelas dos reis
l  Sentinelas do povo
l  Voz do Senhor
l  "SENTINELAS DA MANHÃ ", quer dizer "aqueles que levam a esperança de um novo dia”. 

- Antigamente , sem energia elétrica , o sentinela trazia a luz às cidades.  Traz a luz na escuridão.

Fundamentação Bíblica :

29 registros de Sentinela no Antigo Testamento

- II Samuel 18,26Conhece o povo, o inimigo , sabe o que significa a chegada do outro só pelo andar . Conhece detalhes
- II Reis 9,20 Pela maneira ...
- II Crônicas 23 – Sentinelas do Templo (cuidam do templo)
- I Macabeus 12, 27Guardam o acampamento , guardam o povo
- Isaías 21 – Sentinela vê o que está chegando, grita do seu posto, permanece de pé, todos os dias
- Jeremias 6, - Denunciam : denuncia e se o povo não ouvir o Senhor irá se manifestar contra o seu povo. É a voz do Senhor.
- Importância da Sentinela ... anuncia a voz do Senhor... o Senhor confia a ele  sua voz!
- Isaías 52,8  - Vê  COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS  A CHEGADA DO SENHOR. Elevam a voz, soltam gritos de alegria.
 Ezequiel 3,17 – 33,7 - Estabelecidos pelos Senhor – Oráculos 
-  Ezequiel 33,2Serão cobrados pelo Senhor – Se ouvir a voz do Senhor e não anunciar ou se o povo não quiser ouvir.
- Hababuc 2,1 - Ficar de sentinela, Espreitar o que o Senhor tem a dizer, e o que Ele vai responder ao meu pedido

O que Significa Sentinela pra você ?

CHAMADO

JOÃO PAULO II

“ Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado! “ (JMJ Toronto)


 O Papa nos definiu como Sentinelas da Manhã:
 “ pude definir os jovens como "sentinelas da manhã naquele alvorecer do novo milénio" (Homilia na Vigília, n. 6). Estou feliz por ver que aquelas palavras não cessam de fazer vibrar o vosso coração, como também o coração de muitos rapazes e moças, estimulando as suas mentes para a acção.”      “O coração do Papa alegra-se e dá graças a Deus, porque os jovens não só escutam, mas acolhem, reflectem e sobretudo  esforçam-se  para  pôr  em prática a palavra recebida, que não é palavra dos homens, mas Palavra de Deus, que actua em vós que acreditais (cf. 1 Ts 2, 13).”

O Papa retoma muitas vezes os discursos da JMJ.

Jmj 2002
Só Jesus é o verdadeiro Mestre, só Jesus apresenta uma mensagem que não muda, mas que responde às expectativas mais profundas do coração do homem, Ele sabe o que cada um leva no coração, porque só Ele conhece "o interior de cada um" (Jo 2, 25). Hoje, ele chama-vos a ser sal e luz do mundo, a optar pela bondade, a viver na justiça, a tornar-vos instrumentos de amor e de paz. A sua chamada exigiu sempre uma opção entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre a vida e a morte. O mesmo convite é feito hoje a vós que vos encontrais aqui, nas margens do lago Ontário.
Qual será a chamada que as SENTINELAS da manhã escolherão seguir? Crer em Jesus significa acolher o que Ele diz, mesmo se vai contra a corrente em relação ao que dizem os outros. Significa recusar as solicitações do pecado, por muito atraentes que elas possam ser, e encaminhar-se pelo caminho exigente das virtudes evangélicas.
Jovens que me escutais, respondei ao Senhor com um coração forte e generoso! Ele conta convosco. Não vos esqueçais:  Cristo precisa de vós para realizar o seu projecto de salvação! Cristo precisa da vossa juventude e do vosso generoso entusiasmo para fazer ressoar o seu anúncio de alegria no novo milénio. Respondei ao seu apelo pondo a vossa vida ao Seu serviço nos irmãos! Tende confiança em Cristo, porque Ele confia em vós.
- Sentinelas – Geração de  construtores de uma nova civilização (liberdade e paz).
Animados pela urgência de amor autentico – colocar uma pedra sobre a outra. Devemos nos tornar esses construtores. “É a vós que Deus confia a tarefa, difícil mas exaltante, de colaborar com Ele em ordem a edificar a civilização do amor. Fazei com que todos conheçam a beleza do encontro com Deus, que dá sentido à vossa existência. Não hesiteis na busca da justiça, da promoção da paz e do compromisso em ordem à fraternidade e à solidariedade.”
- Sentinelas – aqueles que trazem a luz às trevas que foram disseminadas pelos falsos profetas à juventude. O que pregam os profetas das trevas: “A  maior utopia, a fonte mais importante da infelicidade consiste na ilusão de encontrar a vida renunciando a Deus, de conquistar a liberdade excluindo as verdades morais e a responsabilidade pessoal.”
- O Mundo atual precisa de testemunhas do Amor de Deus ... Precisa de Sentinelas para sejam sal da terra e luz do mundo.
- O que ilumina os pés dos Sentinelas são as palavras de Cristo. Precisamos de Luz para andar nas trevas.
- “SENTINELAs destemidas do Evangelho, que esperam e preparam o advento do novo Dia que é Cristo.”
- “Hoje como nunca, para ser SENTINELAs da manhã do novo milénio, é preciso ser santo!”
- Sentinelas – capazes de incendiar o mundo – se formos verdadeiros cristãos.
-         Sentinelas na Sociedade
PAPA BENTO
-         “Mas, sobretudo, o Papa espera que saibam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, cumprindo as obrigações frente ao Estado: respeitando as suas leis; não se deixando levar pelo ódio e pela violência; sendo exemplo de conduta cristã no ambiente profissional e social, distinguindo-se pela honestidade nas relações sociais e profissionais. Tenham em conta que a ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção pessoal e alheia; não existem motivos para fazer prevalecer as próprias aspirações humanas, sejam elas econômicas ou políticas, com a fraude e o engano.”
-         “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.

Papa João Paulo II
            Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens. Vós sois a nossa esperança, os jovens são a nossa esperança! Não permitais que esta esperança morra. Comprometei a vossa vida com ela. Nós não somos a soma das nossas dificuldades e falências; constituímos a soma do amor do Pai por nós e da nossa capacidade concreta de nos tornarmos imagem do seu Filho.
RESPOSTA
É hora de MISSÃO
“Sim, é a hora da missão! Nas vossas dioceses e paróquias, nos vossos movimentos, associações e comunidades, Cristo chama-vos, a Igreja acolhe-vos como casa e escola de comunhão e de oração. Aprofundai o estudo da Palavra de Deus e deixai que ela ilumine a vossa mente e o vosso coração. Ganhai força a partir da graça sacramental da Reconciliação e da Eucaristia. Encontrai-vos frequentemente com o Senhor «coração a coração» na adoração eucarística. Dia após dia recebereis um novo estímulo que vos permitirá confortar os que sofrem e levar a paz ao mundo.” MENSAGEM DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II , XVII DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
PAPA BENTO
“Ela  (Maria)  nos coloca aos pés de Jesus para aprendermos suas lições sobre o Reino e impulsionar-nos a ser seus missionários, para que os povos deste "Continente da Esperança" tenham, n’Ele, vida plena... Trata-se, porém, de ir adiante. Nunca podemos dizer basta, pois a caridade de Deus é infinita e o Senhor nos pede, ou melhor, nos exige dilatar nossos corações para que neles caiba sempre mais amor, mais bondade, mais compreensão pelos nossos semelhantes e pelos problemas que envolvem não só a convivência humana, mas também a efetiva preservação e conservação da natureza, da qual todos fazem parte.”
“Sois jovens da Igreja. Por isso Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos, com plena possibilidade de realizar-se.”

Cardeal Stanislao Dziwisz
João Paulo II hoje "fala com o mundo através de vocês jovens e vocês têm uma grande responsabilidade. Faço votos para que vocês respondam seu chamado: Certamente ele reza ao Senhor para que vocês sejam SENTINELAs do manhã".
João Paulo II
Queridos amigos, vejo em vós as «SENTINELAs da manhã» (cf. Is 21, 11-12), nesta alvorada do terceiro milénio. No decurso do século que morre, jovens como vós eram convocados em reuniões oceânicas para aprenderem a odiar, eram mandados combater uns contra os outros. Os diversos messianismos secularizados, que pretenderam substituir a esperança cristã, revelaram-se depois autênticos infernos. Hoje encontrais-vos reunidos aqui para afirmar que, no novo século, não vos prestareis a ser instrumentos de violência e de destruição; defendereis a paz, à custa da própria vida se for necessário. Não vos conformareis com um mundo onde outros seres humanos morrem de fome, continuam analfabetos, não têm trabalho. Vós defendereis a vida em todas as etapas da sua evolução terrena, esforçar-vos-eis com todas as vossas forças por tornar esta terra cada vez mais habitável para todos. Queridos jovens do século que começa, dizendo «sim» a Cristo, dizeis «sim» a cada um dos vossos mais nobres ideais. Eu peço a Cristo que reine nos vossos corações e na humanidade do novo século e milénio. Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário